terça-feira, dezembro 08, 2009

Friday Night Rides 09 - 4/12/09

Mais uma sexta, mais um night ride! Este que começou num horário mais tardio pois alguém teve de ir comprar os agasalhos. 5 da tarde na rotunda do crime e tudo pronto para seguir. Os dados de assimetria foram ocultados dos intervenientes no entanto o Big já tinha investigado o track que consistia numa ida á ribeira das canas e num regresso via senhora do verde/arão/penina. Assim sendo seguindo pelos habituais caminhos de partida por chão das donas, aguazul até ao ramalho. Durante esta parte sempre pacifica, decidimos que a prova psicológica do dia seria o primeiro a ligar as luzes ganhava o prémio de andorinha do dia. Até á ribeira das canas tudo foi calmo mas aqui a ausência de luz fez-se sentir em grande e todos sofremos bastante ao passar no singletrack mais difícil do dia sem nenhuma luz, até porque já lá iam as 6 da tarde e nesta altura não há muita luz. Passada esta árdua parte o Big parou junto ás cuecas do crime. Quando lá cheguei aproveitei para tirar uma foto. O Javardolas sem perceber o que nós estávamos a ver teve a feliz ideia de ligar a sua Blackburn e iluminar as silvas (era mesmo isto que nós queríamos ahahahah) sendo assim o primeiro a ligar as luzes e o vencedor do prémio de andorinha desta volta! Depois deste momento de alegre discussão seguimos em direcção ao Vale Ruivo voltando novamente para a Ribeira das Canas onde nos esperava a subida do dia (ou melhor, a subida da noite lol). E que bela subida foi, os seus 17,4% de inclinação fizeram-nos suar bem. Chegados ao topo, e esperando pelo Big, eis que nos deparamos com a visão da noite. Sendo aquilo uma zona remota e isolada, a falta de iluminação nas redondezas permitiu-nos vislumbrar o céu e as estrelas numa imagem nítida que não é comum ver no dia-a-dia. Brutal mesmo. Ainda tiramos uma foto mas a minha maquina não é como a do Big infelizmente pelo que a qualidade é muito duvidosa e não demonstra a beleza do céu! Para alem disso a visão sobre a serra também estava brutal. Depois de apreciada a vista e o silencio (no meio do nada só se ouviam os aviões) seguimos pois ainda tínhamos subidas pela frente. Depois tivemos a descida para o "lodge", que foi uma das melhores descidas da noite, rápida e sem grande dificuldades e com alguns 1,7Km. No fim o brinde de 3 ribeiras e entravamos na zona do carrossel também com grandes vistas e obviamente subidas a pé ahahahah! Ainda fizemos uma pausa para observar as vistas sobre a costa que não tínhamos visto antes. Daqui até ao Almarjão foi pacifico, com as grandes rampas do carrossel que subíamos a pé lol. Depois até ao Monte Canelas fizemos uma parte por estrada (que já tem alternativa pelo campo) e mais uma subidita valente onde no seu topo apreciamos o nascer da lua. Seguimos pelo Vidigal, Mulher Morta (sim é mesmo o nome do local!), Vale de Ferro, apanhamos a adjacente à A22 até à ponte da Várzea do Farelo, e daqui Torre pela rota do arame! Chegados à Torre o Javardão decidiu desistir da volta e abandonar por estrada (desculpa: pés frios que todos tínhamos lol), algo que foi contestado, sendo obrigado a ir fazer mais um bocadinho de campo pelo canal até ao Sopa de Pedra.
E pronto foram 47Km com 1163 metros de acumulado, com muita animação, sendo este o maior nocturno por nós realizado até agora!